Páginas

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Algumas versões de Cinderela



China: A personagem principal recebe o nome de Ye Xian.  Estima-se que tenha surgido por volta de 860 a. C. O tema da jovem órfã, que vive com uma madrasta que a despreza, preferindo sua filha, nasce nesta primeira versão. O elemento mágico aqui será um peixe dourado, muito estimado por Ye Xian. A ida a um baile, onde conhece um guerreiro é um dos pontos mais emocionantes da história.
Itália: É um conto popular, divulgado oralmente, chamado La gatta cenerentola ("A gata borralheira"). Nesta versão, a jovem, se desfaz da madrasta, que não gosta dela, de forma impiedosa. A segunda madrasta será ainda pior, fazendo com que a menina viva somente na cozinha, entre as cinzas do fogão. O elemento mágico será uma árvore, de onde sai uma fada madrinha para ajudá-la.
França: Escrita pelo francês Charles Perrault, em 1697, esta se tornou a versão mais conhecida. Após a morte do pai, Cinderela vive com a madrasta e duas irmãs, que a maltratam por invejá-la. Através da magia da fada madrinha, a jovem poderá realizar seu sonho de ir a um baile.
Alemanha: Escrito pelos Irmãos Grimm, em 1812. Semelhantemente à versão italiana, a jovem vê crescer uma árvore mágica no túmulo de sua mãe. Em vez  de encontrar a fada para realizar seus desejos, aparece-lhe um pássaro, com quem conversa à sombra da árvore mágica. Na realização do sonho de ir ao baile, os pombos e a árvore que cresceu no túmulo de sua mãe a ajudarão.
Estados Unidos da América: É a versão para crianças que conhecemos, feita por Walt Disney em 1950.
Fontes:
Corso, Diana Lichtenstein. Fadas no Divã: psicanálise nas histórias infantis ─ Porto Alegre: Artmed, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário