Páginas

sábado, 18 de agosto de 2012

Algumas curiosidades sobre Monteiro Lobato


Você sabia que Monteiro Lobato...

... nasceu no interior de São Paulo? Mais precisamente em Taubaté, uma cidade cuja entrada traz uma enorme estátua do escritor.

... teve dois nomes? É verdade! Seu nome de batismo era José Renato Monteiro Lobato. Mas por causa de uma bengala de prata herdada de seu pai, que tinha as iniciais J.B.M.L., o jovem José Renato mudou seu nome para José Bento Monteiro Lobato, a fim de manter a inscrição.

... viveu uma grande história de amor com dona Maria Pureza Natividade? Essa história gerou belas e apaixonadas cartas, e resultou em quatro herdeiros: Martha,  Edgard, Guilherme e Ruth.

... queria ser, de verdade, pintor? Como isso não se concretizou, Lobato passou a fazer algumas belas ilustrações para seu trabalho e, como dizia, a “pintar com palavras”.

... não foi apenas escritor? Lobato foi um jovem promissor, demonstrando muito talento com as palavras: formou-se como advogado, mas antes escreveu muitos artigos para jornais do interior.

... não escreveu só para crianças? A primeira preocupação de Lobato era política, por isso ele escreveu muitos livros com essa temática. Além disso, quando resolveu se tornar fazendeiro, preocupou-se muito com a situação dos trabalhadores rurais, narrando as desventuras do pobre Jeca Tatu.

...  também teve livros lançados no exterior? Alguns de seus livros mais famosos viraram Las Travesuras de Naricita, Viaje al Cielo, El Comprador de Haciendas e El Pais de la Gramatica, na Espanha.

... fez propaganda também? Isso aconteceu em 1920, quando lançou uma revistinha que ensinava noções de higiene para crianças, através de Jeca Tatuzinho, seu personagem. A propaganda divulgava o famoso Biotônico Fontoura.

... viu sua obra ser adaptada para o rádio? Em maio de 1943, criado por Edgard Cavalheiro e Carlos Lacerda, foi ao ar, pela Rádio Gazeta em São Paulo, o programa No Sítio do Picapau Amarelo. O escritor ficou muito feliz em ver sua obra adaptada para os meios de comunicação.

Quer saber mais? Acesse a página http://lobato.globo.com/lobato_Linha.asp e descubra outras informações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário