Páginas

domingo, 26 de outubro de 2014

Ana Maria Machado

Nascida em uma família de pessoas sonhadoras e conscientes de que a educação é a única via para uma vida de realizações, Ana Maria Machado nos revela, através da sua história de vida, que a leitura de livros sempre foi algo de muito valor para seus pais. Isso fez com que mantivesse uma relação muito estreita com a palavra escrita desde que nasceu.
Ana Maria Machado é do Rio de Janeiro. Nasceu em 1941. Viveu com seus pais e seus irmãos no bairro de Santa Tereza. A literatura clássica era uma grande paixão de seus pais que, no dia a dia, transmitiam esta paixão para os filhos. Nas férias, sempre ia para a casa de seus avós, no Espírito Santo. Mais que brincar, Ana Maria Machado “descansava”, convivendo com pessoas que simplesmente, amavam contar histórias. Eram momentos de total libertação.
Neste contexto de crescimento, esta jovem tinha a cabeça aberta para um universo de tudo o que se dizia cultura. O veio artístico aflorou e ela buscou uma formação nesta área. Sua primeira formação foi a Escolinha de Arte do Brasil, depois no Atelier Livre do Museu de Arte Moderna; por esta trilha, vem a estudar e trabalhar em grandes centros de cultura no exterior. Posteriormente, graduou-se e tornou-se mestre em letras clássicas, carreira que logo abraçou, mas manteve a pintura paralelamente, O contato com o trabalho de literatura infantil teve início quando começou a escrever artigos para crianças na revista Recreio.
No final da década de 60, a ditadura impede a liberdade de expressão, por esse motivo, Ana Maria Machado, da mesma forma que outros amigos escritores e artistas, saiu do Brasil, indo morar em Paris, onde trabalhou como jornalista e professora universitária; fez, também, mais uma pós-graduação. Nesta fase, ela já se realizava como mãe e com uma vida profissional brilhante. Mas, em poucos anos, retornou ao Brasil e deu continuidade à carreira de escritora de livros para crianças, através dos quais ganhou diversos prêmios, inclusive o de Hans Christian Andersen.
Definitivamente, tudo o que ela é se aglutina para que se firme como produtora e disseminadora da leitura entre as crianças do Brasil.

http://www.anamariamachado.com/exposicao-virtual/4

Nenhum comentário:

Postar um comentário