Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Bartolomeu Campos de Queirós

 Bartolomeu Campos de Queirós nasceu em Pará de Minas, em 1944, mas viveu sua infância em Papagaio, cidade do interior de Minas Gerais, antes de se instalar em Belo Horizonte, onde morou e trabalhou, por muitos anos.
 Seu interesse pela literatura e pelo ensino da arte o fez viajar muito por este país, conhecendo as cidades e apreciando os pequenos detalhes de todas as coisas.
 Em 1974 publicou seu primeiro livro, O peixe e o pássaro, e desde então vem firmando seu estilo de escrita como uma prosa poética da mais alta qualidade.
 Com mais de 40 livros publicados (alguns deles traduzidos para inglês, espanhol e dinamarquês), formado em educação e artes, criou-se como humanista. Estudioso da filosofia,  utilizava a arte como parte integrante do processo educativo.
 Participou de importantes projetos de leitura no Brasil como o ProLer e o Biblioteca Nacional, palestrando para professores de leitura e literatura. Foi presidente da Fundação Clóvis Salgado/ Palácio das Artes e membro do Conselho Estadual de Cultura, ambos em Minas Gerais.
 Foi idealizador do Movimento por um Brasil Literário, do qual participou ativamente. Por suas realizações, a obra de Bartolomeu coleciona prêmios,  entre eles o Jabuti, pela Câmara Brasileira do Livro, e o Selo de Ouro, da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil.
  Bartolomeu nos deixou em 16 de janeiro de 2012, após uma série de problemas de saúde. Mas sua palavra, em seus livros e em nossos pensamentos, permanece para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário