Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Você conhece a Iara?


A Iara

Dizem que a Iara é uma mulher belíssima, um ser encantado, habitante do fundo das águas. Em certas regiões, é conhecida como Mãe-d'Água, a dona das águas, dos rios, dos lagos, lagoas e igarapés. Graças a seu canto perfeito e a sua beleza inigualável, a Iara consegue atrair suas vítimas para, depois, levá-las para seu reino perdido no fundo das águas.
Esta história é muito comum em várias partes do mundo. Na Europa, por exemplo, a Iara é chamada de sereia, e é uma mulher loira e bela, às vezes metade mulher, metade peixe, que vive nos rios e nos mares penteando a cabeleira, admirando-se diante de espelhos, cantando e fazendo os navegantes perderem o juízo. Dizem que as sereias conseguem seduzir os homens contando histórias do fundo do mar. Outras vezes, conseguem fazer com que os viajantes, distraídos com seus encantos, larguem o controle dos barcos e acabem se espatifando nas pedras rochosas.
Iaras, sereias, mães-d'água: talvez esses seres representem a vontade secreta de experimentar o novo, mesmo correndo riscos. O sonho de encontrar, no desconhecido, o paraíso e a felicidade perdida.

Adaptado do Armazém do Folclore, livro de Ricardo Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário